Sobre

Observatório do Turismo dos Açores

  • Natureza

    O Observatório do Turismo dos Açores é uma associação privada, sem fins lucrativos, cujos sócios fundadores são a Região Autónoma dos Açores, a Associação de Turismo dos Açores e a Universidade dos Açores.

  • Visão

    Tornar-se num pólo agregador de excelência de informação e monitorização de atividade turística dos Açores, contribuindo para a tomada de decisão assente no conhecimento.

  • Missão

    Promover a análise, divulgação e o acompanhamento da evolução da atividade turística, de forma independente e responsável, garantindo a idoneidade da sua produção técnico-científica, de modo a contribuir para o desenvolvimento de um turismo sustentável na Região Autónoma dos Açores e integrado nas estratégias globais de desenvolvimento regional.

Vetores estratégicos de atuação

Observar para:

Observar as necessidades de informação estatística, para construir um sistema próprio de produção estatística na área do turismo, onde se incluem análises de inquéritos de opinião sobre o turismo nos Açores, numa aproximação baseada no conhecimento da procura, transformando o OTA num pólo de agregação e de síntese dessa mesma informação destinada a monitorizar a atividade turística regional.

Observar as necessidades de conhecimento aprofundado do turismo regional, de modo a produzir estudos científicos e técnicos sobre a realidade turística na Região, assumindo, assim, o seu papel de organismo incentivador, produtor e divulgador dessa investigação teórica e aplicada a nível regional.

Observar as necessidades de informação sobre a atividade turística na Região, para criar e desenvolver níveis adequados de transmissão da informação relevante, em tempo real, aos agentes que operam no sector do turismo da RAA.

Observar o mercado de trabalho do sector do turismo da RAA, de modo a contribuir para a formação e qualificação profissional de todos os agentes que nele intervêm e fomentar a cultura turística da população açoriana.

Observar as políticas regionais com impactes no sector do turismo, para exercer as funções de Conselho Consultivo para o turismo, de todas as entidades públicas da Região com responsabilidades nesse domínio, promovendo a avaliação das políticas turísticas o aconselhamento na elaboração de novas políticas, capazes de contribuir para o crescimento sustentável do turismo na Região, ou seja, para o crescimento das atividades turísticas, simultaneamente em termos económicos, sociais e ambientais.

business_strategy.png

João Carlos Correia de Lemos Bettencourt
Presidente da Mesa 

Verónica Dalila Moules Bettencourt
1º Secretário

Filipe Pavão Nunes Rocha
2º Secretário

Duarte Félix Tavares Giesta
Presidente

Manuel Luís Fernandes Branco
Vogal

Fernanda da Assunção Vieira Ferreira
Vogal

Carlos Alberto Silva Melo Santos
Presidente 

Filipe Armindo Vasconcelos Tavares Moniz de Frias
Vogal

 

Dina Arruda Santos
Andreína Rebelo
Mariana Soares
João Alves
Ricardo Mota

Parcerias

logoAHP
ANA_trans
logo
unwto

Historial do OTA